O western em tons sombrios "O Poder do Cão" e a nova versão do musical "West Side Story" venceram os Globos de Ouro para melhor filme nos géneros dramático e musical ou comédia, numa cerimónia de reduzida que teve lugar este domingo, em privado e sem o habitual alinhamento de estrelas do cinema e da televisão.
Actores, realizadores, agências de talentos e estúdios cinematográficos ignoraram largamente os Globos, após críticas que surgiram em 2021 de que os seus organizadores, a Hollywood Foreign Press Association (HFPA), operavam com políticas éticas questionáveis e sem membros negros. A NBC, emissora de longa data, optou por não transmitir a cerimónia deste ano.
A HFPA, que expandiu e diversificou os seus membros e reformulou práticas, anunciou as escolhas numa cerimónia realizada à porta fechada, em Beverly Hills. Beneficiários das bolsas filantrópicas promovidas pela HFPA sentaram-se na audiência e anunciaram os vencedores tornados públicos pelas redes sociais e num blogue.
"West Side Story" de Steven Spielberg, um conto de amor jovem ambientado entre gangues de rua rivais, foi considerado o melhor filme musical, ou comédia. Lançado pela Walt Disney, o filme ganhou três troféus no total, incluindo o Globo de melhor actriz para Rachel Zegler. "O Poder do Cão", da Netflix, também ganhou três prémios, incluindo o de melhor realizadora para Jane Campion.
Outras honras de interpretação foram para Will Smith, por interpretar o pai determinado das estrelas do ténis Vénus e Serena Williams em "King Richard", e para Nicole Kidman pelo seu papel como Lucille Ball em "Being the Ricardos". Andrew Garfield ganhou um prémio de melhor actor pelo papel como o dramaturgo Jonathan Larson no musical "Tick, Tick… Boom!".
"Obrigado pelo reconhecimento!" disse Kidman, um dos vencedores a reconhecer o seu prémio, no Instagram. "Lucille, isto é para si e para todas as outras incríveis mulheres nomeadas", acrescentou a atriz.
Mj Rodriguez, melhor actriz numa série dramática pela série "Pose" foi a primeira actriz transexual a receber um Globo de Ouro. "Uau!… Obrigada!" escreveu no Instagram. "Esta é a porta que vai abrir a porta a muitos mais jovens talentosos".
Duas das estrelas de "West Side Story", Zegler e Ariana DeBose, que ganhou um Globo para melhor actriz secundária, também reconheceram as suas vitórias. "Ainda há trabalho a ser feito, mas quando se trabalha tanto num projecto – com sangue, suor, lágrimas e amor – ter o trabalho visto e reconhecido vai ser sempre especial. Obrigado." – escreveu DeBose no Twitter.
Na televisão, a saga familiar "Succession" recebeu o prémio de melhor drama e "Hacks", sobre uma comediante em decadência, foi coroada melhor comédia.
A Netflix liderou os estúdios com quatro prémios de cinema. A HBO e a HBO Max foram as mais premiadas na televisão, com seis.
The post “O Poder do Cão” e “West Side Story” premiados nos Globos de Ouro appeared first on RTP Cinemax.